Seguidores

sexta-feira, 8 de março de 2013

Salada de feijão fradinho. A salada que vale por uma refeição.

Esta receita foi sugestão da minha amiga Cris Monteiro. A salada lembra muito a minha infância, pois era um prato que a minha avó fazia muito bem. A salada de feijão fradinho, além de muito gostosa, é rica em ferro e proteínas o que a torna uma refeição completa e extremamente saborosa, ainda mais quando se come no dia seguinte, pois curte melhor o molho. Veja como é fácil fazer essa delícia. Aos trabalhos!

Salada de Feijão Fradinho

Ingredientes da salada:
250 gramas de feijão fradinho.
4 folhas de couve picada.
3 ovos cozidos.
50 gramas de azeitonas verdes ou pretas picadas.

Ingredientes do molho:
1 tomate picado, sem semente.
1 cebola média picada.
2 dentes de alho picados.
1/2 pimentão amarelo picado
100 ml. de vinagre branco (álcool, arroz, ou vinho branco).
6 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem.
Cheiro verde picado.
10 folhas de manjericão picadas.

Deixe o feijão fradinho de molho na água por aproximadamente 1 hora ou até que ele reidrate. O feijão deve ser cozido em água e sal por entre 25 e 35 minutos. Como o feijão fradinho é mais macio que os outros, cozinhe em panela normal. Observação para o tempo de cozimento, pois vai variar de acordo com a marca e a qualidade do feijão. Sugiro que vá experimentando até que o feijão fique macio, sem desmanchar e a seu gosto. escorra o feijão e reserve a água do cozimento. Para parar o cozimento, coloque o feijão em água fria.
Aproveite a água do cozimento do feijão e leve de volta ao fogo. quando estiver fervendo, jogue a couve picada e deixe levantar fervura novamente. Como a couve tende a ficar amarela quando muito tempo no fogo, desligue o fogo e deixe a couve na água por aproximadamente 3 minutos. Escorra a couve e reserve.
Misture os ingredientes do molho (tomate, cebola, alho, pimentão, vinagre, azeite, cheiro verde e manjericão) e reserve. 

Montagem:
Misture o feijão fradinho cozido, a couve picada cozida, as azeitonas e o molho em um recipiente grande. Caso você não goste do molho misturado na salada, deixe reservado e sirva em uma molheira. Neste caso, eu gosto de passar os ingredientes no processador para deixar um pouco mais picados. Decore com os ovos cozidos.
Sugestão: 
Acrescente atum em conserva ou bacalhau cozido e desfiado a salada. Fica muito bom!!!!!!!
Eu aproveitei fritei umas sardinhas para acompanhar a minha salada.

Salada de feijão fradinho com sardinha frita.
  BOM APETITE!!!!!

Musica e prazer: O Coral Furnas Gerando Vozes

A música, como sabido pelos meus amigos, é uma das minhas maiores paixões e ontem (07/03/2012) eu fui assistir ao show "Os Gonzagas" do Coral Furnas Gerando Vozes onde cantam as músicas de Luiz Gonzaga e Gonzaguinha. O convite partiu das amigas Elvira Vicente e Evanir Ribeiro e foi uma surpresa muito agradável e emocionante. Regido pelo jovem Maestro Gabriel Szanto, o coral fez a platéia viajar e se emocionar com musicas eternas, que estão gravadas em nossas mentes e em nossos corações. 
Coral Furnas Gerando Vozes
Caracterizados como figuras do cotidiano dos sertões do nordeste, os componentes do coral, nos receberam com músicas como "A Vida de Viajante", "Xote das Meninas", "Asa Branca", "Espere Por Mim Morena", "Sangrando", "O Que É, O Que É?", entre outras.
As fabulosas TPM Set
Foram momentos de pura emoção. Parabéns a todos os componentes, músicos e técnicos do Coral Furnas Gerando Vozes pelo maravilhoso trabalho e pela responsabilidade social que gerou esta ação.

Eu com Elvira, Evanir e amigos.

quarta-feira, 6 de março de 2013

Empadão do Anderson


Não é difícil que a gente associe um prato a um lugar, a uma situação ou até mesmo a outro prato. Quando eu comi a primeira vez este empadão, eu estava na Cidade do Samba, no Rio de Janeiro, aguardando o início de um ensaio. Por isso é que eu associo com samba, alegria e amizade, pois foi lá que surgiu o meu amigo Anderson Diele da Silva com um pote de plástico na mão. 
Meu amigo Anderson Diele
Dentro do pote, ele trazia pedaços de um empadão de frango que ele havia feito e ofereceu para a turma que estava por perto. O que me chamou a atenção é que a massa do empadão não era a famosa "massa podre" utilizada neste salgado, mas uma massa mais consistente, com textura muito parecida com pão, muito leve e saborosa, e que combinou muito bem com o recheio de frango. Resolvi pedir a receita da massa e ele me enviou. Para a minha surpresa, é uma massa muito fácil de fazer, com ingredientes que todos gostamos. 
Para testar a receita, eu fiz um recheio de palmito que também colocarei o passo a passo em seguida. Mas você pode utilizar o recheio da sua preferência.
Vamos ao trabalho!

Massa:

300g de mussarela ralada.
300g de manteiga cortada em pedaços pequenos.
4 gemas.
600g de farinha de trigo com fermento.

Misture todos os ingredientes em um recipiente grande até a massa ficar homogênea.  Ponha a mão na massa, literalmente, pois você só conseguirá uma massa uniforme desta forma. Reserve um pouco da massa para fechar o empadão. Em seguida, estique a massa com o auxilio de um rolo de macarrão e forre a forma. Fure a massa do fundo da forma com o garfo. Coloque o recheio e cubra com a outra parte da massa. Para dourar a parte superior do empadão, bata um ovo e pincele na massa. Leve ao forno por 35 a 40 minutos

Recheio de palmito:

2 colheres de sopa de azeite de oliva.
2 dentes de alho picados.
1 cebola picada.
1 vidro de palmito picado.
50 gramas de azeitonas verdes picadas.
1 tomate sem pele picado.
1/2 pimentão amarelo.
1 tablete de caldo de galinha ou legumes.
1/2 xícara de água.
1/2 xícara de leite.
2 colheres de sopa de farinha de trigo.
2 colheres de sopa de salsinha picada.

Esquente o azeite de oliva em uma panela e refogue o alho, a cebola, o tomate, o pimentão, o palmito e as azeitonas. Acrescente a água e o tablete de caldo e deixe cozinhar por aproximadamente 5 minutos. Misture o leite e quando começar a ferver acrescente a farinha e misture de uma vez. Mexa até que o recheio se desprenda do fundo da panela. Apague o fogo e misture a salsinha. Tenho certeza que este empadão fará o maior sucesso nas festas ou nos lanches de fim de tarde.
Bom Apetite!
O criador e a criação. Realmente, esse empadão foi feito com muito carinho.

segunda-feira, 4 de março de 2013

E quem disse que sopa não se toma no verão?

É verdade que sopa não é o tipo de comida mais apreciada no verão, mas uma boa sopa é rica em nutrientes e água. Não tem como negar o seu valor, principalmente quando bate aquela fome no final da noite.
Uma sopa que me remete ao seio da minha família é o português CALDO VERDE. Facílimo de fazer e de valor nutritivo e calórico bem alto, mas que é o salvador na hora da fome no final da noite.Como estamos no verão, tomar essa sopa quente não vai cair bem, mas se ela estiver em uma temperatura mais amena, o caldo de batata estará mais encorpado e ficará tão gostoso quanto o quente.

5 batatas grandes descascadas
3 folhas de couve picadas
300 gramas de linguiça cortada em rodelas (calabresa, portuguesa ou paio)
150 gramas de lombo de porco defumado cortado em pedaços médios
Sal a gosto
Azeite de oliva extra virgem a vontade.

Coloque para cozinhar em água as batatas, a linguiça e o lombo. A quantidade ideal de água é quando ela está no topo das batatas. Quando as batatas estiverem cozidas, reserve e amasse-as, devolvendo à panela e juntando a água e as carnes, mexendo até que o caldo fique homogêneo. Acrescente a couve e deixe a fervura subir, desligando o fogo em seguida. Deixe o caldo ficar morno e sirva com azeite de oliva extra virgem ao se gosto. Acompanhe com uma bebida bem gelada. Eu gosto com uma cerveja preta amarga, e você?
Bom apetite.