É verdade que sopa não é o tipo de comida mais apreciada no verão, mas uma boa sopa é rica em nutrientes e água. Não tem como negar o seu valor, principalmente quando bate aquela fome no final da noite.
Uma sopa que me remete ao seio da minha família é o português CALDO VERDE. Facílimo de fazer e de valor nutritivo e calórico bem alto, mas que é o salvador na hora da fome no final da noite.Como estamos no verão, tomar essa sopa quente não vai cair bem, mas se ela estiver em uma temperatura mais amena, o caldo de batata estará mais encorpado e ficará tão gostoso quanto o quente.
5 batatas grandes descascadas
3 folhas de couve picadas
300 gramas de linguiça cortada em rodelas (calabresa, portuguesa ou paio)
150 gramas de lombo de porco defumado cortado em pedaços médios
Sal a gosto
Azeite de oliva extra virgem a vontade.
Coloque para cozinhar em água as batatas, a linguiça e o lombo. A quantidade ideal de água é quando ela está no topo das batatas. Quando as batatas estiverem cozidas, reserve e amasse-as, devolvendo à panela e juntando a água e as carnes, mexendo até que o caldo fique homogêneo. Acrescente a couve e deixe a fervura subir, desligando o fogo em seguida. Deixe o caldo ficar morno e sirva com azeite de oliva extra virgem ao se gosto. Acompanhe com uma bebida bem gelada. Eu gosto com uma cerveja preta amarga, e você?
Bom apetite.
Adoro Caldo Verde!!!
ResponderExcluirAinda mais se no fundo do prato colocar 1 dente de alho amassado e jogar por cima o caldo quente!!! Hummmm!!!! Fica dos Deuses!!! (para quem gosta de alho, né!!)