É muito boa a sensação de fazer algo que você gosta muito. E eu adoro bruschettas! É um festival de sabores e texturas, além que também são muito gostosas. Essa entrada é muito apreciada na Itália e no mundo inteiro, nas suas diversas formas.
A bruschetta que eu mais gosto é a mediterrânea, que é baseada na dieta de mesmo nome, e que utilizamos diversos vegetais e, principalmente, muito azeite de oliva extra virgem. O prazer de degustar uma dessas é absolutamente extasiante! Foram muitos os comentários que chegaram quando eu anunciei que iria fazer bruschetta, e foram muitos os que se ofereceram para comê-las também. Somente uma pessoa foi a felizarda e teve o prazer de comer: Minha irmã.
Já que a maioria não pôde comer, aí vai a receita.
- 4 tomates picados e sem sementes.
- 2 abobrinhas picadas.
- 1 berinjela grande picada.
- 1/2 pimentão amarelo picado.
- 2 talos de aipo (salsão) picados.
- 5 dentes de alho picados.
- 1/2 xícara de passas hidratadas e sem sementes.
- 1/2 xícara de folhas de manjericão fresco.
- Sal a gosto
- Queijo parmesão ralado.
- Pimenta do reino moída a gosto.
- Azeite de oliva extra virgem.
- 2 colheres de vinagre branco.
- Pão francês ou italiano.
Vamos começar com os legumes que não comemos in natura. Dourar o alho em 3 colheres de azeite e refogar a berinjela e as abobrinhas por 10 minutos ou até amolecer. Temperar com sal e pimenta do reino. Reservar e esperar esfriar. Em uma vasilha, misture os tomates picados, o pimentão, as passas, o manjericão, o aipo e tempere com o sal, a pimenta, o vinagre e com o azeite de oliva. Acrescente o refogado já resfriado e misture tudo.
Pegue o pão francês e corte horizontalmente, adquirindo duas fatias. Regue as fatias de pão, do lado do miolo, com azeite de oliva e leve a chapa quente para torrá-lo levemente. Para a montagem, eu gosto de usar folhas de endívia que dá um charme a bruschetta, principalmente quando sirvo como entrada de alguma refeição. Primeiro, eu pego o pão torrado, salpico com o queijo parmesão ralado, coloco a endívia e a mistura de vegetais. Para finalizar, eu rego mais um pouco com azeite de oliva.
Algumas dicas que poderão fazer a diferença:
- Quando refogar os legumes, você pode colocar um pouco mais de azeite para este absorver o sabor do alho e temperar a mistura.
- Você pode torrar o pão no forno, mas quanto mais crocante ele ficar, mais difícil de se comer será.
- O azeite de oliva é amplamente utilizado na dieta mediterrânea, por isso use e abuse.
- Utilize o queijo parmesão ralado mais grosso, o que é chamado de formaggio, pois ele será melhor sentido na bruschetta.
- Dê preferência ao tomate italiano por ser mais suculento e mais doce que os outros tipos de tomates.
- Se você gostar, tempere a mistura com molho de pimenta ou tabasco.
No mais, substitua o jantar por bruschettas ou sirva em um lanche da tarde.
Buon appetito!
Nenhum comentário:
Postar um comentário