Aqui no Rio de Janeiro, muitas pessoas torcem o nariz quando se fala em costela bovina. No sul do Brasil, essa parte é extremamente apreciada, principalmente em churrascos gaúchos, onde a carne é envolvida em papel alumínio e fica assando na brasa por muitas horas. E eu adoro costela assada na brasa. Em Curitiba, as costelarias vivem lotadas nos finais de semana, e uma mesa é disputada no dente, literalmente.
No sudeste, a forma mais popular de se fazer uma costela é ensopada, na panela de pressão, acompanhada de batatas e agrião, como é feita a rabada. E a costela bovina é uma carne muito saborosa por estar próxima ao osso e ter uma camada de gordura. Então, como vamos fazer este prato da família?
Pedaços de costela limpos (aproximadamente 1,5 kg).
5 dentes de alho picados.
1 colher de café de páprica picante.
3 colheres de sopa de vinagre.
Sal a gosto.
Pimenta do reino a gosto.
1/2 pimenta dedo de moça picada e sem sementes.
50 g de bacon defumado cortado em cubos.
1 cebola grande picada.
1 colher de extrato de tomate.
Temperar a costela com o alho, a páprica, o vinagre, sal e pimenta do reino. Deixar marinar entre 30 minutos e uma hora. Esquentar a panela de pressão um pouco de óleo no fundo. Colocar a costela e fritá-las até que as paredes da panela estejam escurecidas. Colocar a cebola, a pimenta dedo de moça e o extrato de tomate na panela e misturar os componentes. Em seguida, coloque água até o nível da carne e tampe a panela. Quando der a pressão (a panela começar a chiar) marque 45 minutos. Após esse tempo, desligue a panela, deixe a pressão sair e verifique a carne.
Obs.: Em alguns casos, a costela pode estar ainda um pouco dura, mas 45 minutos na pressão é o suficiente para a carne ficar bem macia. Caso a costela não esteja no ponto que você queira, volte a panela de pressão ao fogo e deixe mais 10 minutos.
Caso você queira acompanhar a costela, retire a carne da panela e, aproveitando o caldo que ficar, cozinhe batatas cortadas, cenouras e o agrião.
Uma boa pedida para aquele almoço de final de semana, não?
Adorooooo!!!!!!
ResponderExcluirO agrião e a batata da costela...rrsrs
Bolinho de costela tb é muito bom...