Seguidores

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Rosbife Curinga


Rosbife é um prato que eu considero como o curinga da boa mesa. Eu adoro! Você serve o rosbife de qualquer forma e acompanhado com qualquer coisa que ele faz o maior sucesso. Um prato bacana no almoço, no sanduíche, como tira-gosto ou até um antepasto está valendo para ser apreciado por todos os gostos. E se engana quem diz que o rosbife é carne crua, pois não é. Um bom rosbife tem que estar bem temperado, ter uma superfície bem escura e crocante e estar levemente cozido por dentro, que é para as diversas texturas serem bem saboreadas. Mas para se ter um bom rosbife temos que usar ingredientes de primeira para termos um produto de qualidade. A primeira coisa que escolhemos é a carne, que deve ser macia e que esteja bem cortada, pois um corte errado deixa o assado duro. Para fazer este assado, eu utilizei coração de alcatra, mas você pode utilizar qualquer carne de primeira e que seja macia, inclusive filé mignon. 

1 kg de carne (peça inteira e bem limpa).
3 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem.
5 dentes de alho socados ou picados.
1 colher de chá de pimenta do reino
1 colher de chá de páprica picante.
Sal a gosto.
1 colher de sopa de molho inglês.
1 pitada de noz moscada.
1 xícara de vinho branco seco.

Tempere a carne com o alho, a pimenta, a páprica, o sal, o molho inglês, a noz moscada e o vinho branco. Coloque tudo dentro de um saco plástico, tire o ar e feche. Deixe a carne marinando no tempero por 12 horas.
Em uma panela grande, coloque o azeite de oliva e esquente bem, para selar a carne. Quando o azeite estiver bem quente, coloque somente a carne na panela. Vá virando a carne e deixe fritar uniformemente de cada lado até que fique com a superfície bem assada. Evite furar a carne para que fique bem suculenta por dentro.
Retire da panela e coloque em uma assadeira com antiaderente e leve ao forno pré-aquecido a 200 graus. Deixe assar por 20 minutos e depois vire, deixando o outro lado assar por mais 20 minutos.
Retire do forno. Fatiar a carne com faca elétrica para servir pedaços bem finos. Ao cortar, a carne estará crocante por fora e levemente cozida por dentro.

Sugestões para o serviço:

  • Você pode servir o rosbife ainda quente, acompanhado com arroz, salada, purê de batata ou o que for melhor.
  • Sirva as fatias de rosbife em um sanduíche com queijo, salada e molho a gosto.
  • Como entrada, sirva as fatias frias com Molho Pesto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário