O carré de porco (ou bisteca) é temperado com alho picado ou triturado, sal a gosto, pimenta do reino a gosto e um pouco de vinho branco. Deixe marinar por aproximadamente uma hora e leve a uma frigideira com antiaderente para grelhar a carne. Se preferir, pode fritar ou assar.
No arroz de brócolis vamos utilizar:
- 2 xícaras de arroz
- 1 maço de brócolis
- 1 cebola média
- 2 dentes de alho
- 1 cubo de caldo de galinha ou legumes
- Meia xícara de vinho branco
- Azeite extra virgem para refogar
Em um processador, colocamos a cebola, o alho e aproximadamente 5 folhas do brócolis (reservar as flores). Evite bater no liquidificador, pois tende a triturar os alimentos, formando um creme. Na panela, colocar um fio de azeite de oliva extra virgem e aquecer. Refogar a mistura do processador por 2 minutos, sempre mexendo. Acrescente o arroz e continue mexendo por aproximadamente 2 minutos. Acrescente o vinho branco e o tablete de caldo, mas cuide para que o tablete se dissolva por inteiro. Continue misturando até que o vinho tenha secado. Colocar 4 xícaras de água e deixar cozinhar até a água secar.
A chicória refogada (pode-se substituir por couve)
- 1 pé de chicória
- 1 dente de alho picado
- 1 cebola pequena picada
- Azeite para refogar
Aconselho rasgar as folhas da chicória, mas, se preferir, picar. Em uma panela, aqueça o azeite e acrescente o alho e a cebola. Quando dourar, acrescente a chicória e refogue. A chicória irá soltar água, murchar e adquirir uma coloração mais escura.
Sirva o prato acompanhado de um pedaço de limão e fatias de carambola. Por que? A carambola é uma fruta de sabor suave, que combina bem com saladas e fica harmoniosa com o arroz de brócolis. E para que o nosso organismo absorva o ferro contido na carne e nas hortaliças verdes é necessário a ajuda da vitamina C contida nestas frutas. Este também é o papel da laranja na feijoada, além de auxiliar na boa digestão.
Espero que gostem da sugestão e apreciem o prato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário